O resultado das urnas na avaliação de Edegar Pretto e Luis Carlos Heinze

Vitória Parise

O resultado das urnas na avaliação de Edegar Pretto e Luis Carlos Heinze
Fotos: Eduardo Ramos e Nathália Schneider (Diário)

Na manhã desta segunda-feira (10), os candidatos que ficaram em terceiro e quarto lugar na disputa ao governo do Estado, respectivamente, Edgar Pretto (PT) e Luis Carlos Heinze (Progressistas), concederam entrevista vivo ao programa Bom Dia, Cidade, da CDN, para avaliar o desempenho nas urnas no primeiro turno e as expectativas para o pleito de 30 de outubro, quando a população volta às urnas para escolher o presidente e o governador gaúcho.

Com 47.636 dos votos válidos em Santa Maria, Edgar Pretto (PT) agradeceu ao município pelo apoio recebido durante a campanha. Ele cumprimentou, ainda, os colegas Paulo Pimenta (PT), reeleito deputado federal com 233.096 votos, e Valdeci Oliveira, que alcançou 70.580 votos.

– Não fomos para o segundo turno por 2.441 votos, mas temos os mais votados em 146 cidades, fizemos a nossa bancada estadual com 14 deputados estaduais e 8 federais, sendo 11 deputados estaduais e seis federais do PT. Nós temos muito o que agradecer ao povo de Santa Maria, que estreita, cada vez mais, nossas relações com toda essa população. Tivemos um avanço muito importante e, agora, a nossa prioridade é o Lula – afirmou, sobre a disputa a presidente.

De acordo com Edegar, a executiva estadual do PT esteve reunida na manhã desta segunda-feira (10) para debater o posicionamento do partido em relação ao segundo turno. Em telefonema do candidato do PSDB ao Piratini, Eduardo Leite (PSDB), que disputa o governo gaúcho com Onyx Lorenzoni (PL), ao petista, o ex-governador teria dito que seguirá neutro quanto ao seu posicionamento. No entanto, o petista adianta que, para receber apoio, será necessário comprometimento com a candidatura à presidência de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), contudo, descarta a possibilidade de apoio a candidatos apoiados pelo Bolsonaro.

– Eu disse a ele (Leite) que precisamos de um motivo para que esse apoio ocorra, e ele falou que, nesse primeiro momento, iria tirar uma posição de neutralidade. Então, eu defendo que nós priorizamos a eleição do presidente Lula e tiramos neutralidades aqui no Rio Grande do Sul, que não pode continuar vivendo dessa forma, com um presidente e governador que não se conversam.

Apesar disso, o ex-candidato petista ao governo do Estado não descarta a possibilidade de novos diálogos até o dia 30 de outubro.

Onyx surfou na onda

Já o senador Luis Carlos Heinze (Progressistas), quarto colocado no primeiro turno na disputa pelo governo do Estado, reafrimou o apoio do partido ao candidato Onyx Lorenzoni no segundo turno. De acordo com ele, muitos votos do concorrente foram influenciados pelo grande movimento que acompanha o presidente Jair Bolsonaro (PL). Apesar de possuir uma grande proximidade com o atual chefe do país, ele afirma que essa “máquina bolsonarista” não esteve ao seu lado durante o primeiro turno.

– Embora eu tenha a mesma ligação com ele (Bolsonaro), o Onyx surfou mais nessa onda, usando toda a família do Bolsonaro e o resultado foi o que deu. Agora, bola pra frente, vamos pensar no Rio Grande do Sul e no Brasil – avaliou Heinze.

Na disputa para presidente da República, o senador reforçou o apoio do partido à reeleição do presidente Bolsonaro, assim como já ocorreu no primeiro turno de 2 de outubro.

– Também recebemos contatos do Eduardo Leite, mas decidimos que o partido apoiaria Onyx Lorenzoni, que já é nosso parceiro de caminhada há um tempo. Estávamos em frentes opostas na disputa do primeiro turno e, agora, estamos apoiando Jair Bolsonaro para presidente, e Onyx Lorenzoni para governador do Estado – acrescentou.

Eduardo Leite (PSDB) e Onyx Lorenzoni (PL) receberam 26,81% e 37,50% dos votos válidos nas eleições e, agora, disputam o segundo turno para o governo do Estado no dia 30 de outubro. Edegar Pretto recebeu 26,77% dos votos válidos e Luis Carlos Heinze, 4,28%.

Leia mais sobre as Eleições 2022Leia todas as notícias

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Festa do Moranguinho e da Cuca de Agudo atrai visitantes e dá ênfase à produção local Anterior

Festa do Moranguinho e da Cuca de Agudo atrai visitantes e dá ênfase à produção local

Mostra artística inspirada em São Francisco de Assis convida a doar roupas Próximo

Mostra artística inspirada em São Francisco de Assis convida a doar roupas

Geral